A aprendizagem cooperativa no ciberespaço é um dos meios de conhecimento que aos poucos foram ganhando os corações dos usuários do meio virtual, denominados comunidades virtuais. De acordo com a coluna Portal Educação "(...) as comunidades virtuais de aprendizagem são aquelas em que um grupo de pessoas interessadas em algum tema voltado à educação cria uma comunidade de troca de informações/arquivos com o propósito de gerar conhecimento (...)", ou seja, a união de saberes, em especial locais, formam uma árvore que ganha uma enorme ramificação de conhecimento.
Esse tipo de espaço é importante porque imaginando que nossa bolha é reduzida, a dimensão de possibilidade que a internet apresenta pode levar a uma ascensão comum. Um grande exemplo é saber que em algum momento você que vem da geração Z, não soube a resposta para a sua atividade ou trabalho escolar, então foi em busca do famoso amigo do estudante, o Brainly. Além dele, achamos o famoso Wikipédia, a Enciclopédia livre em diversos idiomas, colaborativa e mundialmente conhecida. Logo pode-se notar a importância e relevância dessa ferramenta.
A conexão criada numa comunidade na partilha do saber é diversa, uma forma de ponderar possíveis mudanças baseadas na nova perspectiva vista de um leque maior de olhares, que leva a passos sociais, sejam eles positivos ou não, porém, de fato, trazem a oportunidade de aprender.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Comunidades virtuais de aprendizagem. Portal Educação. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/comunidades-virtuais-de-aprendizagem/45998#:~:text=Sendo%20assim%2C%20podemos%20dizer%20que%20comunidades%20virtuais%20de,tamb%C3%A9m%20para%20os%20demais%20usu%C3%A1rios%20que%20a%20acessam.>. Acesso em: 11 de nov. de 2021