sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Capítulo Gênesis da universidade no Brasil

Com a elite encontra-se o poder, e também com ela surgiram as universidades. Por volta de 308 anos após o descobrimento da colônia por Cabral, quando o Brasil ainda tinha um regime de monarquia, estando sob supervisão de Portugal pois ainda não havia se desvinculado na independência (que só aconteceria em 1822), a corte trouxe consigo os ares da universidade, ainda acessível apenas aos que tinham mais condição. Retratando a falta de responsabilidade e ignorância da corte, decidiram por não implantar universidades no Brasil, bloqueando o acesso dos brasileiros ao contato com o estudo acadêmico superior.

Porém, apenas um tempo depois a consolidação das universidades tornou-se mais firme, por volta de 1915, quando nasceram as escolas politécnicas e faculdades. Inaugurando oficialmente o acesso do brasileiros a uma educação superior, a URJ (Universidade do Rio de Janeiro hoje chamada de Universidade Federal do Rio de Janeiro) trouxe a essência de uma oportunidade, mesmo que ainda com a gritante diferença de oportunidade refletindo nas classes sociais/raciais, já era um raio de esperança do que viria pela frente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Com isso, é sim uma questão a ser discutida a acessibilidade a uma educação de qualidade, com oportunidades válidas e inclusivas. O curso superior é sim para ser um direito de todos, e é de responsabilidade governamental trazer a possibilidade de acessá-lo pela maioria, principalmente pelas pessoas de classe mais baixa, que precisam de auxílio para manter a dignidade em suas famílias e uma renda razoável, conseguida muitas vezes por intermédio de um curso superior.

https://www.eusemfronteiras.com.br/wp-content/uploads/2019/12/39195689_l-1024x745.jpg


O respeito pelas individualidades nunca foi tão necessário e poderia ter vindo antes. Um retrato de acessibilidade e diversidade pode ser visto na UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), que constantemente coloca em pauta as cotas, bolsas/auxílios, respeito, entre outros aspectos relevantes.

Portanto, nada melhor do que saber que hoje estou escrevendo o que muitos antes de mim queriam ter tido o prazer de vivenciar, o estudo num curso superior numa universidade pública que está sempre buscando melhorar. Por todos os que se foram sem ter a minha oportunidade, digo: Essa vitória é dedicada a todos vocês.





Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, BAHIA
Do contexto estudantil a questões desafiadoras, aqui busco discutir com os leitores um pouco da complexidade que o mundo nos dá a ser exemplificada. Nós estamos próximos, mesmo que fisicamente distantes. Temos os mesmos questionamentos, por que não nos ajudarmos?

Total de visualizações de página

Memorial de passagem por Ateliês da UFSB

 Como forma de aprendizado prático dentro do curso, componente denominados "Ateliês" adentram em grades curriculares do curso de L...